08/04/2022 - 8:12
Filamentos de poeira escura podem ser vistos atravessando o coração da galáxia espiral NGC 7172 nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. A galáxia fica a aproximadamente 110 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Piscis Austrinus. A faixa de poeira que atravessa a NGC 7172 – que é vista de lado nesta imagem – está obscurecendo o coração luminoso da galáxia. Isso faz com que a NGC 7172 pareça nada mais do que uma galáxia espiral normal.
- Hubble mostra uma formidável usina galáctica
- Segredos por trás de uma linda galáxia espiral
- Hubble capta um caso especial de atração cósmica
Mas quando os astrônomos inspecionaram a NGC 7172 em todo o espectro eletromagnético, descobriram rapidamente que havia mais do que aparenta. A NGC 7172 é uma galáxia Seyfert – um tipo de galáxia com um núcleo galáctico ativo intensamente luminoso alimentado por matéria acumulada em um buraco negro supermassivo.
Esta imagem combina dados de dois conjuntos de observações do Hubble, ambos propostos para estudar núcleos galácticos ativos próximos. A imagem também combina dados de dois instrumentos – Advanced Camera for Surveys (ACS) e Wide Field Camera 3 (WFCS) do Hubble.