16/05/2022 - 8:23
O brilhante encontro de estrelas registrado na imagem acima é o aglomerado globular NGC 6558, capturado pela Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. O NGC 6558 está mais perto do centro da Via Láctea do que a Terra, e fica a cerca de 23 mil anos-luz de distância, na constelação de Sagitário.
- Buraco negro é achado em aglomerado de estrelas fora da Via Láctea
- Hubble apresenta um aglomerado estelar todo especial
- Telescópio mostra uma espantosa superprofusão de estrelas
Aglomerado globulares como o NGC 6558 são coleções fortemente ligadas de dezenas de milhares a milhões de estrelas, e podem ser encontrados em uma ampla gama de galáxias. Como o exemplo acima mostra, as estrelas em aglomerados globulares podem ser densamente compactadas; esta imagem está repleta de estrelas em uma rica variedade de matizes. Algumas das habitantes mais brilhantes deste aglomerado globular estão cercadas por picos de difração proeminentes, que são artefatos de imagem causados pela luz das estrelas interagindo com o funcionamento interno do Hubble.
Os aglomerados globulares equipam os astrônomos com interessantes laboratórios naturais para testar suas teorias, pois todas as estrelas nesses objetos astronômicos se formaram aproximadamente ao mesmo tempo com composição inicial semelhante. Esses aglomerados estelares, portanto, fornecem informações únicas sobre como diferentes estrelas evoluem sob condições semelhantes.
Esta imagem vem de um conjunto de observações que investigam aglomerados globulares no interior da Via Láctea. Os astrônomos estavam interessados em estudar esses objetos para obter mais informações sobre como os aglomerados globulares na Via Láctea se formam e evoluem.