15/09/2022 - 10:16
Localizada a cerca de 180 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Camelopardalis, a galáxia NGC 1961 desdobra seus lindos braços espirais nesta imagem recém-divulgada do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. Regiões azuis de estrelas jovens brilhantes pontilham os empoeirados braços espirais que serpenteiam ao redor do centro luminoso da galáxia.
- Hubble apresenta uma galáxia espiral anã com vários mistérios
- Supertelescópio apresenta uma hipnotizante galáxia espiral dourada
- Segredos por trás de uma linda galáxia espiral
A NGC 1961 é uma galáxia espiral intermediária e um tipo de galáxia AGN (sigla em inglês para núcleo galáctico ativo). As espirais intermediárias estão entre as galáxias espirais “barradas” e “não barradas”, o que significa que elas não têm uma barra bem definida de estrelas em seus centros. As galáxias AGN têm centros muito brilhantes que muitas vezes ofuscam o resto da galáxia em certos comprimentos de onda de luz. Essas galáxias provavelmente têm buracos negros supermassivos em seus núcleos produzindo jatos brilhantes e ventos que moldam sua evolução. A NGC 1961 é um tipo bastante comum de AGN que emite partículas carregadas de baixa energia.
Os dados usados para criar esta imagem vieram de duas pesquisas. Uma estudou galáxias Arp anteriormente não observadas, enquanto a outra observou galáxias primitivas e explosões de uma variedade de supernovas.