13/06/2022 - 7:52
Esta imagem repleta de estrelas mostra o aglomerado globular Terzan 9, na constelação de Sagitário, em direção ao centro da Via Láctea. O Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA, capturou esta cena brilhante usando a Wide Field Camera 3 e a Advanced Camera for Surveys.
- Buraco negro é achado em aglomerado de estrelas fora da Via Láctea
- Quando as estrelas chegam perto de montar uma esfera
- Hubble apresenta um aglomerado estelar todo especial
Aglomerados globulares são grupos estáveis e fortemente ligados de dezenas de milhares a milhões de estrelas. Como esta imagem demonstra, os corações dos aglomerados globulares podem estar densamente repletos de estrelas. O céu noturno na imagem está repleto de tantas estrelas que se assemelha a um mar de lantejoulas ou a um vasto baú de tesouro repleto de ouro.
Esta imagem é de um programa do Hubble que investiga aglomerados globulares localizados no coração da Via Láctea. A região central da nossa galáxia contém um grupo de estrelas bem compactado conhecido como bojo galáctico, que também é rico em poeira interestelar. Essa poeira torna os aglomerados globulares perto do centro galáctico difíceis de estudar, pois absorve a luz estelar e pode até mudar as cores aparentes das estrelas nesses aglomerados. A sensibilidade do Hubble em comprimentos de onda visíveis e infravermelhos permitiu aos astrônomos medir como as cores desses aglomerados globulares foram alteradas pela poeira interestelar e, assim, estabelecer suas idades.