22/12/2022 - 7:10
Contra um pano de fundo preto, os redemoinhos azuis da galáxia espiral NGC 6956 se destacam radiantemente nesta foto obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA. A NGC 6956 é uma galáxia espiral barrada, um tipo comum de galáxia espiral com uma estrutura em forma de barra de estrelas em seu centro. Essa galáxia está a 214 milhões de anos-luz de distância de nós, na constelação de Delphinus (O Golfinho).
- Hubble mostra galáxia que se afasta a velocidade espantosa
- Terra deixa rastro de pequenos cristais em sua jornada pela galáxia
- ‘Cemitério’ de estrelas mortas é encontrado na Via Láctea
Cientistas usaram o Hubble para obter imagens da NGC 6956 a fim de estudar suas estrelas Cefeidas (estrelas que brilham e escurecem em períodos regulares). Como o período das estrelas Cefeidas é uma função de seu brilho, os cientistas podem medir o brilho dessas estrelas na Terra e compará-lo com seu brilho real para calcular sua distância. Como resultado, essas estrelas são extremamente úteis para determinar a distância de objetos cósmicos, uma das informações mais difíceis de medir para objetos extragalácticos.
Essa galáxia também contém uma supernova Tipo Ia – a explosão de uma estrela anã branca que gradualmente acumulou matéria de uma estrela companheira. Como as estrelas Cefeidas, o brilho desses tipos de supernovas e a rapidez com que elas diminuem ao longo do tempo permite aos cientistas calcular sua distância. Os cientistas podem usar as medições obtidas das estrelas Cefeidas e supernovas Tipo Ia para refinar nossa compreensão da taxa de expansão do universo, também conhecida como Constante de Hubble.