29/06/2020 - 9:24
O padrão espiral mostrado pela galáxia nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa/ESA, é impressionante devido à sua natureza delicada e emplumada. Esses braços espirais “floculentos” (flóculo é um floco extremamente fino e leve) indicam que a história recente da formação de estrelas da galáxia, conhecida como NGC 2775, tem sido relativamente calma.
Não há praticamente nenhuma formação estelar na parte central da galáxia. Esta é dominada por uma protuberância galáctica anormalmente grande e relativamente vazia, onde todo o gás foi convertido em estrelas há muito tempo.
A NGC 2275 é classificada como uma galáxia espiral floculenta (caracterizada por numerosos braços pequenos e assimétricos). Está localizada a 67 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Câncer.
LEIA TAMBÉM: Cientistas flagram galáxia raríssima de 11 bilhões de anos atrás
Milhões de estrelas azuis jovens e brilhantes brilham nos complexos braços em espiral em forma de pena, entrelaçados com faixas escuras de poeira. Pensa-se que complexos dessas estrelas azuis quentes desencadeiam a formação de estrelas nas nuvens de gás próximas.
Os padrões gerais em espiral dos braços em forma de pena são formados pelo cisalhamento (tipo de deformação) das nuvens de gás à medida que a galáxia gira. A natureza espiral das galáxias floculantes contrasta com as galáxias espirais de Grand Design, que têm braços espirais proeminentes e bem definidos.