É possível antever que um dos parceiros em um relacionamento conjugal (ou os dois) vai partir para um caso com outra pessoa? Segundo artigo publicado no site IFLScience, pesquisadores da Universidade de Tilburg (Holanda) identificaram um padrão de declínio gradual do relacionamento antes de um indivíduo ter um caso – e que, uma vez que o caso acontece, muito raramente o relacionamento volta a ser saudável depois. Os resultados, publicados na revista Psychological Science, sugerem que há reduções claras no bem-estar antes de um evento tão dramático, o que pode ajudar a explicar e identificar por que tais escolhas são feitas nos relacionamentos.

“Acredita-se que a infidelidade tenha consequências prejudiciais para o bem-estar pessoal e do relacionamento”, escrevem os autores. “No entanto, a literatura empírica permanece inconclusiva sobre se a infidelidade leva a problemas de relacionamento, representa um mero sintoma de relacionamentos conturbados ou ambos.”

Com o objetivo de oferecer uma visão sobre se os problemas de relacionamento realmente precedem os casos ou se eles acontecem principalmente depois (ou mesmo ambos), os pesquisadores analisaram uma coorte de 947 pessoas alemãs (609 que foram infiéis e 338 vítimas de infidelidade). Elas foram acompanhadas por uma média de oito anos para mostrar como os eventos afetaram seus relacionamentos.

Mudanças dramáticas

A maioria dessas pessoas completou o estudo até o final. Cada uma delas estava em um relacionamento sério e havia experimentado a infidelidade, e outro grupo foi combinado com indivíduos que não passaram por isso. O bem-estar de cada pessoa foi monitorado por autorrelato, incluindo o bem-estar psicológico geral e a satisfação com o relacionamento.

De modo previsível, os resultados mostraram que o óbvio acontece após um evento de infidelidade: pessoas que traíram o parceiro relataram baixa autoestima, menor satisfação no relacionamento e menor intimidade. Curiosamente, as vítimas do evento relataram apenas baixa autoestima e mais conflito, mas outras medidas de bem-estar não diminuíram.

No entanto, antes dos eventos de infidelidade, muitas vezes ocorriam mudanças dramáticas no relacionamento. Quase todos os indicadores de bem-estar do relacionamento baixavam gradualmente antes do caso. Nesse período, mais conflito e menos satisfação eram relatados por ambas as partes.

Depois do caso de infidelidade, a maioria dos relacionamentos não se recuperou. No entanto, isso nem sempre aconteceu com mulheres infiéis e casais com compromissos de relacionamento mais baixos. Outro detalhe importante: durante anos após o evento, os casos de infidelidade eram diferentes da maioria dos outros eventos da vida. Enquanto a maioria das pessoas recuperava seu bem-estar após vários eventos graves, as pessoas envolvidas na infidelidade não se recuperavam.