A BBC Studios divulgou nesta semana imagens ultrarrealistas em 3D que reconstroem a aparência de todas as espécies de hominídeos descobertas até então. Os registros fazem parte de uma série documental de cinco episódios apresentados pela paleoantropóloga Ella Al-Shamah.

Segundo a emissora, o objetivo do projeto “Human” (“Humano”, em tradução do ingês) é apresentar a história da humanidade explorando 300 mil anos de evolução que levaram apenas o Homo sapiens a se sobressair e se tornar a espécie mais influente da Terra.

“Esta é a coleção cientificamente mais precisa de modelos 3D hiper-realistas de espécies humanas que conhecemos já exibida na TV. Eles não são vistos pessoalmente há centenas de milhares de anos e nenhum programa jamais deu vida a tantas espécies humanas como este” disse Al-Shamah ao portal “IFLScience”.

Os registros foram criados a partir da combinação entre técnicas avançadas de fotogrametria e uma coletânea dos dados fósseis mais recentes disponíveis sobre as espécies. A publicação inclui menções especiais às faces do Homo floresiensis, Homo erectus, o Homo neanderthalensis e o Homo sapiens .

+ Conheça Jonathan, a tartaruga de 192 anos que é o ser terrestre mais longevo
+ Tudo o que sabemos sobre o objeto interestelar que transita pelo sistema solar

Por meio da análise e exploração de vários sítios fósseis importantes, o conjunto de episódios levará os espectadores em um tour guiado pelo caminho completo da evolução, até a presença final da sociedade atual.

Além de reconstruir a aparência, a especialista também abordará questões sobre o comportamento dos antigos membros. Essa parte da pesquisa se deve a informações encontradas em espaços arqueológicos importantes ao redor do mundo, como as cavernas nas Américas.

Paleoantropóloga que conduzirá os episódios, Ella Al-Shamah – Foto: BBC Studios

“Acho que as pessoas vão perceber que deveríamos ser um pouco mais humildes. Também deveríamos ficar mais impressionados, ao mesmo tempo, com o quão espetacular é a nossa história, porque poderíamos facilmente termos sido extintos como os outros”, finalizou a paleoantropóloga.

O documentário tem estreia prevista para a segunda-feira, 14 de julho, às 21h (Horário de Brasília) na BBC Two e iPlayer no Reino Unido.