07/02/2022 - 8:50
Desde o início da pandemia, o número de mortes oficial da Índia chama a atenção por ser proporcionalmente muito menor do que no resto do mundo. Alguns especialistas imaginavam que o país pudesse ter sido poupado. Outros suspeitavam de subnotificação.
No final de 2021, o governo da Índia contabilizava 480 mil óbitos por covid-19, o correspondente a 340 mortes por milhão de pessoas, taxa quase sete vezes inferior à dos Estados Unidos. Em parceria com pesquisadores da Índia e dos Estados Unidos, o epidemiologista Prabhat Jha, da Universidade de Toronto, Canadá, refez os cálculos usando dados oficiais e informações alternativas, como as de uma pesquisa telefônica que perguntou a 140 mil indianos se alguém em suas casas havia morrido por causa da covid-19.
- Covid-19 e desinformação: Índia, EUA e Brasil lideram
- A tragédia da covid-19 na Índia que não aparece nos números oficiais
- Evolução viral: ômicron chegou ao topo, mas pode perder o trono em breve
Jha chegou a números de seis a sete vezes superiores aos oficiais: ao menos 3,2 milhões de indianos teriam morrido por covid-19, o equivalente a 60% dos 5,5 milhões de óbitos contabilizados no mundo (Science, 6 de janeiro).
* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.