10/05/2025 - 9:37
Pausa nos ataques foi anunciada após aumento das tensões na fronteira dos dois países.A Índia e o Paquistão concordaram neste sábado (10/05) com um cessar-fogo imediato após a escalada no conflito na região da Caxemira. O anúncio foi pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e confirmado pelo ministro paquistanês do Exterior, Ishaq Dar.
O cessar-fogo foi anunciado após as tensões aumentarem na fronteira dos dois países. Em reação a um ataque realizado pelo Índia na quarta-feira, as Forças Armadas paquistanesas dispararam neste sábado (10/05) mísseis contra várias posições na Índia.
O governo indiano afirma que a ofensiva desta quarta foi em retaliação ao atentado terrorista de 22 de abril em que homens armados, supostamente baseados no Paquistão, invadiram Pahalgam, região turística na Caxemira administrada pela Índia, e abriram fogo contra civis, deixando ao menos 26 mortos, a maioria hindus. Eles teriam selecionado as vítimas com base em sua religião, pedindo para que recitassem versos islâmicos para identificar não-muçulmanos antes de atirar. O Paquistão nega envolvimento no ataque.
Mais informações a seguir…