16/07/2021 - 11:47
Como é fazer uma selfie no exato momento em que se é atingido por um raio? E o que sai nela? Três jovens irmãos londrinos por sorte sobreviveram a um incidente desses no dia 12 de julho para responder a essas perguntas à reportagem da BBC.
Isobel, Rachel e Andrew Jobson haviam saído para um passeio de bicicleta em Molesey Lock, no sudoeste de Londres, e depois de enfrentarem uma chuva bem pesada decidiram dar uma parada para que Rachel fosse a um toalete. Isobel e Andrew buscaram então abrigo embaixo de uma árvore. Essa ação é extremamente perigosa em tais circunstâncias, porque o relâmpago busca o caminho de menor resistência para o solo e ele geralmente passa pelo objeto mais alto da área.
- Relâmpago ocorrido no Brasil com 700 km de comprimento bate recorde
- Novo raio trator laser pode controlar onde relâmpago vai cair
Enquanto Rachel voltava, a dupla decidiu tirar uma selfie de si próprios. Foi quando o raio caiu, derrubando e ferindo os três. “De repente, eu estava no chão e não conseguia ouvir nada além desse zumbido estridente”, disse Rachel à BBC. “Meu braço direito estava todo dormente e eu não conseguia movê-lo.”
Placa de titânio
Ajudados por transeuntes, os irmãos foram levados para um hospital próximo, onde foram tratados de queimaduras. Nenhum deles ficou gravemente ferido.
A família foi informada de que uma placa de titânio no braço de Isobel, colocada após um acidente de bicicleta em 2020, pode ter sido a causa de o relâmpago percorrer os corpos do trio. “O braço da minha irmã estava muito quente, por causa da placa”, disse Rachel. “Todos ficaram espantados com o que havia acontecido conosco.”
Depois da experiência, eles entraram em contato com a mídia para agradecer toda a ajuda que receberam. E divulgaram em seu Twitter o impressionante registro da foto feita na ocasião.