01/07/2011 - 0:00
Sim, o que se vê lá em cima, girando num carrossel, são pessoas desfrutando da conversão da chaminé do reator nuclear de Kalkar, na Alemanha, em parque de diversões. Kalkar seria o primeiro reator alemão fast-breeder (movido a plutônio em vez de urânio), mas nunca chegou a funcionar. Vinte anos de protesto contra os riscos de segurança levaram o governo do Estado da Renânia Westphalia do Norte a desistir do projeto em 1991, após a conclusão das obras civis. A melhor alternativa de uso das instalações foi converter tudo em parque: a Terra de Maravilhas de Kalkar. Em junho, o governo alemão anunciou sua renúncia definitiva à energia nuclear (leia mais na página 40).
Última fronteira
Desde maio, o mar gelado da costa oeste da Groenlândia tem uma nova companhia. A empresa escocesa Cairn Energy ganhou permissão do governo dinamarquês para instalar sete plataformas de exploração na última fronteira do petróleo. A primeira, a Leif Eriksson (foto), já chegou. No dia 4 de junho, ambientalistas do Greenpeaceescalaram a plataforma de 53 mil toneladas e se dependuraram numa cápsula, instalada na estrutura, para protestar contra a exploração do petróleo no Ártico. Não adiantou. Mas rendeu uma foto melancólica.
Mulheres préhistóricas
Ao contrário do que se pensava, as mulheres das cavernas de Sterkfontein e Swartkrans, na África do Sul, tidas como “berços da humanidade” por terem revelado vários fósseis de hominídeos – entre os quais os primeiros Australopitecus africanus conhecidos –, eram, na verdade, migrantes de outras regiões.Há diferenças marcantes entre os DNAs de homens e os de mulheres. O estudo, publicado na revista Nature, se baseia na análise de fósseis de Australopithecus africanus e de Paranthropus robustus que viveram entre 2,4 milhões e 1,7 milhão de anos atrás.
Mão biônica
O sérvio Milorad Miketic, que teve os movimentos do braço e da mão direitos limitados após um acidente de moto, optou por substituir sua mão por uma prótese mecânica. A cirurgia será feita na Universidade Médica de Viena, na Áustria. A decisão gerou polêmica sobre a hipótese de se decidir trocar, no futuro, membros saudáveis por próteses mais eficientes.
Café evita câncer
Uma boa notícia para amantes do café: pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard associaram a ingestão regular da bebida à menor probabilidade de câncer de próstata. Os cientistas acompanharam 47.911 homens norte-americanos que reportavam o consumo de café a cada quatro anos no período de 1986 a 2008. O café descafeinado também apresentou o mesmo efeito benéfico.
Campeões de raios
A incidência de raios em cidades com mais de 200 mil habitantes, situadas nos Estados cobertos pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas, aumentou 11% em 2009-2010, ante a média dos dois biênios anteriores. Os dez municípios mais eletrocutados estão na Grande São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. Porto Real (RJ) lidera o ranking, com 27 raios por quilômetro quadrado por ano, seguido por São Caetano do Sul (SP), com 23 raios por km2 ao ano. A lista está em www.inpe.br/elat, no link “Ranking de Municípios”.
Meditação contra envelhecimento
Um estudo da Universidade da Califórnia revela que a meditação pode retardar e até reverter o envelhecimento. O exercício protege os telômeros, estruturas situadas nas extremidades dos cromossomos. Quando uma célula se divide, os telômeros ficam menores, a menos que a enzima telomerase os reconstrua. Mas se encurtam muito, a célula não pode mais se dividir e morre. No fim de um retiro, os meditadores testados exibiram um claro aumento na atividade da telomerase.
Monstro sedoso
Estudo publicado no periódico Journal of Experimental Biology mostra que a tarântula (ou aranhacaranguejeira) expele seda para se fixar melhor em superfícies escorregadias. Para tanto, o animal usa os pelos das patas. Apesar da aparência ameaçadora, as tarântulas não têm veneno e são inofensivas ao homem.
Benefícios da préescola
Um estudo sobre mil crianças pobres de Chicago (EUA), a maioria negra, durante 25 anos, revelou que as que cursaram pré-escola pública se desenvolveram mais do que as que não o fizeram. O primeiro grupo obteve melhores empregos, envolveuse menos com drogas e frequentou menos prisões, entre outras vantagens. Na pré-escola, as crianças, mesmo pobres, desenvolvem a linguagem, a autoestima e habilidades escolares.
Lhamas e incas
A transição da caça e da coleta para a vida sedentária baseada na agricultura dos incas de Machu Picchu (Peru), no ano 700 antes de Cristo, só foi possível com o uso do esterco de lhama como fertilizante. Estudo publicado no periódico Antiquity mostra que o surgimento do polén de milho na região de Cuzco, onde está Machu Picchu, está vinculado ao aumento da incidência de um parasita que se alimenta dos excrementos dos animais. O uso do esterco fertilizou a lavoura do cereal e proporcionou a proliferação dos parasitas.
Vacina contra HPV para homens
No final de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação contra o HPV de meninos e de homens, entre 9 e 26 anos. A vacina ainda não está disponível para a rede pública. O medicamento protege contra o HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18. O tipo 16 é o mais associado ao câncer de boca, cuja incidência aumentou no Brasil.
Velocidade da luz
Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França comprovaram uma diferença de 1 bilionésimo de metro por segundo na velocidade da luz, dependendo do campo eletromagnético. A diferença já era admitida em teoria, mas pela primeira vez foi comprovada em experimento sob condições controladas. Os 299.792.458 metros por segundo da velocidade da luz já não são mais os mesmos.