Presidente dos EUA se encontrou na capital da Ucrânia com chefe de governo ucraniano, Volodimir Zelenski, dias antes do primeiro aniversário da invasão russa.O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Kiev nesta segunda-feira (20/02), onde faz uma visita não anunciada. Esta é a primeira vez que o presidente americano viaja à capital ucraniana desde o início da invasão russa, que completa um ano nesta sexta-feira.

A visita ocorre em meio a rígidas medidas de segurança e antecede uma viagem agendada de Biden à Polônia.

O chefe de governo dos EUA chegou na capital ucraniana de manhã com sua delegação, onde se encontrou com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Ambos prestaram homenagem aos soldados ucranianos mortos em monumento no centro de Kiev.

Biden se reuniu com Zelenski pela primeira vez em 21 de dezembro, durante uma visita histórica do governante ucraniano a Washington, a primeira viagem dele ao exterior desde o início da guerra.

Esta é a primeira visita de Biden à Ucrânia desde o início da invasão russa da Ucrânia. Por questões de segurança, a viagem foi mantida em sigilo.

Nas últimas semanas já havia sido especulado que Biden poderia aproveitar sua ida à Polônia para uma passagem pela Ucrânia. A Casa Branca afirmou repetidamente que isso não estava planejado. No entanto, viagens de alto nível para áreas de crise são normalmente mantidas em segredo até o último momento.

Essa notícia está sendo atualizada.

md (Reuters, DPA, EFE)