10/04/2025 - 18:15
A cantora norte-americana Katy Perry se prepara para ir ao espaço pela primeira vez na segunda-feira, 14 de abril. A missão contará com uma equipe inteiramente feminina e será organizada pela Blue Origin, empresa aeroespacial de Jeff Bezos.
Katy decidiu se juntar ao grupo depois de receber um convite da organização. Ela contou à revista “Elle” que sempre sonhou em conhecer o espaço e já tinha pesquisado voos da companhia antes de ser convidada.
Além da empresária, estarão no voo a jornalista Gayle King, a ex-cientista da Nasa Aisha Bowe, a ativista e pesquisadora Amanda Nguyen, a cineasta Kerianne Flynn e a jornalista e esposa do dono da Amazon, Lauren Sánchez.
Na coletiva, as tripulantes revelaram que já estão participando de diversas simulações para aperfeiçoar seu condicionamento físico e se adequar com maior facilidade às condições fora de órbita.
“Para mim, a preparação física é muito importante. Quero que meu corpo saiba como é voar [ao espaço]. Fiz diversos voos de simulação de gravidade zero. Este serviu para se acostumar com a sensação de ausência de peso. Acho que vou me divertir lá em cima”, contou a cineasta Kerianne Flynn.
+ Empresa diz ter ‘recriado’ o lobo-terrível, espécie extinta há milhares de anos
+ Missão russa com três tripulantes chega à Estação Espacial Internacional
Como funcionará a missão da 11ª Blue Origin?
Dias antes do lançamento, o grupo ficará imerso em um acampamento de treinamento no Texas, onde poderão provar seus trajes sob medida e entender todas as orientações principais – o foco é no ensinamento de como elas devem responder à equipe de solo e onde estarão localizadas as máscaras de oxigênio.
Além disso, durante essa fase a tripulação deve aprender frases de emergência, que serão usadas em casos em que o grupo não se sinta seguros ou confortável, podendo resultar na suspensão do voo. Porém, tal situação só pode ser informada até 2h30 minutos antes do lançamento, já que a partir deste tempo o veículo espacial começa a operar de forma automática e é considerado “arriscado demais” interromper o processo.
A cantora aparenta ser a mais tranquila com o voo e disse que pretende levar algo “que tenha vida” consigo. Katy também está animada por ter aceitado o convite de Sánchez para cantar durante a missão, o que a tornaria a primeira artista a concretizar o desafio.
A jornada da NS 31 é a primeira missão só de mulheres em cerca de 60 anos e deve durar aproximadamente 11 minutos, alcançando 104,6 km de altura acima da Terra.