17/02/2025 - 14:51
Um novo estudo publicado pela Universidade Jilin, na China, descreve que cientistas locais conseguiram criar uma nova fórmula que resulta em um diamante artificial 40 vezes mais duro do que a pedra comum. A nova estrutura cristalina hexagonal ganhou a atenção dos especialistas por ser mais forte e resistente.
No artigo publicado, os pesquisadores explicam que as aplicações do super diamante, conhecido como lonsdaleíta, foram “amplamente inexploradas” em razão de sua baixa pureza e do tamanho minúsculo das primeiras amostras.
A equipe explica que a pedra pode ser formada a partir da fase “pós-grafite” – pela compressão de seus gradientes em alta temperatura. O procedimento forma um bloco estruturado de um milímetro, com diversas nanocamadas ultrapequenas em seu interior.
O objeto pode suportar até 1.100 ºC e possui dureza de cerca de 155 Giga Pascal (GPa). A experiência bem sucedida oferece novos caminhos e técnicas para a conversão de grafite para o cristal, criando uma nova oportunidade para que ele seja produzido em alta escala.
“Nossas descobertas oferecem insights valiosos sobre a conversão de grafite em diamante sob pressão e temperatura elevadas, proporcionando oportunidades para a fabricação e aplicações deste material único”, dizem os autores no estudo.