30/01/2023 - 13:27
Normalmente, os animais apenas passam por armadilhas fotográficas usadas para registrar a vida selvagem. Um urso-negro do Colorado (EUA), porém, parece gostar mesmo dessa experiência: das 580 fotos encontradas em uma das câmeras do Open Space and Mountain Parks (OSMP), repartição pública do município de Boulder, em meados de novembro de 2022, nada menos de 400 registravam esse mamífero em diversas poses, tal como se ele estivesse fazendo selfies.
- Site apoiado pelo Google reúne imagens de animais feitas por armadilhas fotográficas
- Animais se encontram mais quando vivem mais perto de humanos
- Árvore brasileira seria ‘farmácia’ para diversas espécies animais
Segundo o porta-voz do OSMP, Philip Yates, declarou em um comunicado, o urso-negro “tinha um interesse especial” nas câmeras” e aproveitou a “oportunidade”. “Essas fotos nos fizeram rir e pensamos que outros também o fariam”, afirmou Yates.
Algumas dessas fotos foram postadas pelo OSMP no Twiter e, não surpreendentemente, o animal viralizou nas redes, ganhando o apelido de “Selfie Bear”. Nas fotos, o urso pode ser visto de vários ângulos – por exemplo, rosto inteiro olhando para a lente, apenas uma pata, língua para fora, um traseiro se afastando e várias outras fotos.
O parque onde o urso-negro foi fotografado conta com nove câmeras de vida selvagem espalhadas por uma área de pouco mais de 18.600 hectares. Uma vez que um animal passa, elas são ativadas e fazem fotografias ou vídeos curtos. As imagens captadas pelas câmeras servem para mapear hábitos e habitats da vida selvagem e monitorar o uso da terra e as necessidades de proteção de áreas silvestres. De acordo com o pessoal do parque, ursos, pássaros, raposas e corujas são as presenças mais frequentes nas fotos.