Imagens raras de uma Magnapinna, gênero de lulas conhecido pela sua aparência “extraterrestre”, foram compartilhadas por pesquisadores da Minderoo-UWA (Universidade da Austrália Ocidental – em tradução) e da Inkfish. O vídeo foi captado a 3.300 metros de profundidade na Fossa de Tonga, no Oceano Pacífico. É a primeira vez que o animal é encontrado na região.

+ Vídeo flagra espécie rara de lula que vive em águas profundas; confira

+ Cientistas identificam ‘galinha do inferno’, espécie que ajuda a explicar extinção dos dinossauros

Confira o vídeo:

Na gravação, é possível observar o animal se aproximando da câmera nas profundezas do oceano. De acordo com os pesquisadores, as Magnapinnas possuem tentáculos visivelmente finos e podem chegar a oito metros de comprimento.

Poucos registros de tais lulas foram feitos conforme os cientistas e, portanto, pouco se sabe sobre seus hábitos e características biológicas.

Segundo o “IFL Science”, as imagens são parte da Expedição da Fossa de Tonga, que se iniciou em julho e tem término previsto para o mês de outubro. São utilizados submersíveis e sondas para mapear as profundezas da região.

O gênero Magnapinna significa “grandes barbatanas” em latim e abrange três espécies de lula, a atlantica, pacifica e talismani. Apesar disso, é possível que existam outras ainda não descobertas.