20/12/2025 - 13:33
Intervenção armada pelos Estados Unidos criaria precedente perigoso, diz presidente durante cúpula do Mercosul.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu neste sábado (20/12), na cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, que uma possível intervenção armada na Venezuela pelos Estados Unidos resultaria numa “catástrofe humanitária” e criaria um “precedente perigoso para o mundo”.
“Quatro décadas depois da Guerra das Malvinas, o continente volta a ser ameaçado pela presença militar de uma potência”, afirmou o presidente em referência ao cerco aeronaval estabelecido pelos Estados Unidos diante da costa venezuelana.
Lula já se propôs como mediador entre ambos os países para “evitar um conflito armado na América Latina” e manteve conversas telefônicas tanto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto com o venezuelano Nicolás Maduro.
Na reunião do Mercosul houve posições contrárias em relação à Venezuela, uma vez que o Brasil se negou a aprovar uma resolução ministerial proposta por Argentina e Paraguai para condenar violações aos direitos humanos no país vizinho e ameaças à democracia.
as (Lusa, Efe, AFP)
