Em um recente mergulho na zona mesopelágica, os cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI) fizeram um registro raro de uma lula-morango (Histioteuthis heteropsis), que cruzava o oceano escuro e olhava para a câmera de vídeo com seus olhos misteriosos.

O avistamento, no entanto, não deixou os especialistas impressionados. “Nós os vemos com frequência (talvez um mergulho em quatro), mas eles estão longe de ser abundantes”, disse Bruce Robison, cientista sênior do MBARI, à Live Science por e-mail.

Os pesquisadores registraram a cena em Monterey Canyon, na costa da Califórnia, com um veículo operado remotamente (ROV) conhecido como Doc Ricketts, que conta com uma câmera de vídeo de resolução 4K de ultra alta definição.

De acordo com o MBARI, o cânion é quase tão profundo quanto o Grand Canyon, tornando-o um dos cânions submarinos mais profundos da costa oeste dos EUA, sendo um lar adequado para uma vida marinha diversificada.

“Fresco das profundezas!⁠ ⁠Durante um recente mergulho em alto mar, nossa equipe se deparou com um dos moradores mais notáveis ​​da zona crepuscular do oceano: a lula-morango (Histioteuthis heteropsis). Avistamos este cefalópode carmesim a 725 metros de profundidade no Monterey Canyon”, disse a equipe do MBARI sobre o encontro em 23 de março no Twitter.

Em um segundo tweet, a equipe observou que “a lula-morango tem um olho grande e um olho pequeno. Juntos, esse par improvável ajuda a lula a caçar comida na zona crepuscular do oceano. O grande olho esquerdo olha para cima para detectar sombras projetadas por presa nas águas mal iluminadas acima.”

Enquanto isso, o olho direito menor da lula olha para baixo, procurando por “flashes de bioluminescência produzidos por presas ou predadores à espreita nas águas mais escuras abaixo”, de acordo com a equipe do MBARI. Devido aos seus olhos de tamanhos diferentes, a lula de morango às vezes é chamada de lula torta.

Os olhos da lula-morango, no entanto, não nascem tortos. Em vez disso, os filhotes de H. heteropsis nascem com dois olhos de tamanho idêntico. À medida que se desenvolvem, o olho esquerdo aumenta de tamanho e, na idade adulta, o olho esquerdo pode ter mais que o dobro do tamanho do olho direito, relatou o MBARI.