Um fenômeno conhecido como “paralisação” da Lua ocorrerá nesta sexta-feira, 21. O lunistício acontece apenas uma vez a cada 18,6 anos e representa um período em que o satélite nasce e se põe em pontos mais ao norte e ao sul do que o normal no horizonte, fazendo-o permanecer no céu durante mais tempo.

Apesar de ser visível apenas no Hemisfério Norte do globo terrestre, portanto o fenômeno não poderá ser observado no Brasil, os interessados poderão conferir o acontecimento por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube realizada pelo English Heritage às 17h30 no horário de Brasília, que mostrará o lunistício visto do Stonehenge. A live pode ser conferida por meio deste link. As informações são da Smithsonian Magazine.

+ China publica primeiro atlas geológico da Lua detalhado e em alta definição

+ Nasa mostra como os futuros astronautas vão dirigir na Lua

O fenômeno ocorre por conta da inclinação da Terra em torno de seu próprio eixo, o que acaba por modificar a órbita da Lua em torno do nosso planeta. Apesar de a mudança ser difícil de notar ao observador médio, astrônomos e pessoas mais atentas podem perceber a diferença.

O Stonehenge, onde ocorrerá a transmissão ao vivo, é um monumento de pedras localizado no Reino Unido e construído em estágios há cerca de cinco mil anos. Pesquisadores de diversas instituições britânicas como a Universidade de Bournemouth, afirmam que a estrutura possui alguma relação com o Sol e, agora, procuram saber se também tem algo a ver com a Lua.