Punch, um macaco filhote, foi filmado abraçado com uma pelúcia de orangotango após ser abandonado pela mãe há sete meses, quando nasceu. O animal virou atração no zoológico da cidade de Ichikawa, no Japão.

+ Nasa alerta para 15 mil asteroides indetectáveis que podem destruir cidades

+ Osso encontrado na Espanha pode ser evidência inédita do uso de elefantes de guerra

Os filhotes de macaco-japonês costumam se agarrar às mães como forma de desenvolver força muscular e adquirir uma sensação de segurança. Por isso, Punch precisou de uma intervenção rápida, explicou o tratador Kosuke Shikano. Inicialmente, a equipe testou diferentes substitutos, como toalhas enroladas e outros bichos de pelúcia, até escolher um orangotango de olhos esbugalhados, vendido pela rede sueca de móveis IKEA.

Veja o vídeo

 

Punch e o amigo inseparável

Desde então, Punch quase não é visto sem o brinquedo, que ele arrasta para todos os lados — mesmo sendo maior que ele —, encantando visitantes e fãs que passaram a lotar o zoológico após os vídeos da dupla viralizarem nas redes sociais.

Segundo Kosuke Shikano, a mãe de Punch pode tê-lo abandonado em razão do calor extremo registrado em julho, período em que ele nasceu.

Punch chegou a enfrentar algumas dificuldades de interação ao tentar se comunicar com os outros macacos, mas os tratadores afirmam que isso faz parte do processo de aprendizagem e que ele está se integrando gradualmente ao grupo. “Acredito que chegará o dia em que ele não precisará mais do brinquedo de pelúcia”, concluiu Shikano.