16/04/2019 - 10:26
O incêndio que atingiu a catedral de Notre Dame nesta segunda-feira (15) deixou o mundo chocado. Enquanto as autoridades investigam as causas do fogo, especialistas avaliam os danos causados à estrutura e as obras de arte e peças religiosas que estavam abrigadas na igreja de 850 anos de idade, como esculturas, pinturas e relíquias da época de Jesus Cristo.
Um porta-voz da prefeitura disse à CNN que a maioria das relíquias está guardada em um local seguro.
Uma das peças mais preciosas da catedral é a “coroa de espinhos”. Acredita-se que ela contém fragmentos da coroa de espinhos usada por Jesus Cristo quando foi crucificado. Segundo a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, ela está salva.
Porém ainda não foi confirmado se outras relíquias da época de Jesus foram salvas, como a “Vera Cruz”, fragmentos da cruz na qual Cristo foi crucificado, e os pregos usados na crucificação.
Anne Hidalgo também afirmou que a “túnica de São Luis” não sofreu danos. A túnica é uma peça de vestuário do século 13 que teria pertencido ao Rei Luis, o único rei francês a se tornar santo.
Outra grande preocupação era com as “rosáceas”, os vitrais da Notre Dame. As rosáceas da catedral são compostas por um trio de janelas arredondadas de vidro, que datam do século 13. Segundo a CNN, o arcebispo de Paris disse que as janelas também estão salvas.
O religioso também confirmou que o grande órgão da Notre Dame, datado aproximadamente de 1400, não foi danificado. Porém o instrumento ficou coberto de poeira e entulho, então sua estrutura precisará ser avaliada.