01/08/2019 - 9:22
Segundo lago mais salgado do mundo, o Mar Morto segue em seu processo de encolhimento, informa o site da Nasa Earth Observatory. Sua superfície e margens estão cerca de 435 metros abaixo do nível do mar, a menor elevação de qualquer massa de terra que não esteja debaixo de água ou gelo.
Com uma concentração de sal acima de 30%, a água do lago é quase dez vezes mais salgada que a dos oceanos. Sua densidade faz os seres humanos flutuarem sem esforço ali. O nome do lago deriva do fato de a salinidade dificultar a sobrevivência de qualquer planta ou animal.
Nas últimas duas a três décadas, os níveis de água no Mar Morto caíram cerca de 1,2 metro por ano – nas décadas de 1970 e 1980, a queda anual era de 0,7 metro. Os níveis caíram sobretudo pelo desvio da água de seu único afluente, o rio Jordão, para uso nas comunidades vizinhas em Israel e na Jordânia. O Mar Morto também teve sua água bombeada para as lagoas de evaporação. Entre 1954 e 2014, ele perdeu 35% da sua área e media 650 km2 há cinco anos.
Com a queda no nível da água, o lago fica mais salgado, em especial perto da superfície. Cientistas do Observatório do Mar Morto descobriram que o sal está se precipitando para fora da água e cobrindo o fundo do lago. Segundo eles, a quantidade de sal no Mar Morto depende da estação e das várias densidades de sal ao longo das camadas do lago. A camada de sal tem crescido cerca de 10 centímetros a cada ano nas últimas quatro décadas.