A perseverança suíça e muito dinheiro estão dando ao mundo mais uma obra excepcional de engenharia. O Túnel de Base de São Gotardo (TBSG), o mais longo e profundo do gênero, foi inaugurado em junho, após 17 anos de trabalho (que incluiu cortar rochas sólidas a profundidades de até 2.300 metros) e investimentos de US$ 12 bilhões. Os dois túneis gêmeos, um em cada direção, entre Erstfeld (Suíça) e Bodio (Itália), eliminam a barreira representada pelos Alpes e facilitam a comunicação ferroviária entre o centro e o sul da Europa, beneficiando diretamente, além da Suíça, a Alemanha, a França e a Itália. Além de permitir um transporte maior de cargas, o túnel vai ajudar a combater a poluição regional, já que boa parte das mercadorias enviadas antes por caminhões passará a ser levada por ferrovia. Os testes com trens já começaram e o túnel deverá entrar em operação comercial até o fim do ano. Confira a seguir os principais números relativos ao megatúnel.

4_PL522_VOLTA3