A partir de qual altura mergulhar em uma piscina, por mais profunda que seja, pode causar lesões? Depende de como se salta e de qual parte do corpo entra em contato com a água primeiro, verificou a equipe do físico Sunghwan Jung, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

O grupo realizou uma série de medições ao soltar bonecos com tamanho real conectados a sensores de força em um tanque com água. Foram testadas três formas de mergulho: de cabeça sem a proteção das mãos, de cabeça com as mãos atingindo a água primeiro e em pé. Em cada uma, a região que primeiro entra em contato com a água tem uma configuração geométrica distinta, o que altera a força do impacto.

Com base nas medições, os pesquisadores concluíram que o torso de um adulto médio fica mais vulnerável a sofrer lesões em alturas superiores a 8 metros (m) para o mergulho direto de cabeça, 12 m para o mergulho com as mãos tocando a água primeiro e 15 m para os saltos em pé. Cálculos feitos pelos pesquisadores sugerem que, com o fortalecimento muscular e o desenvolvimento de técnicas de salto, é possível mergulhar com segurança de alturas variando de 18 m a 26 m (Science Advances, 27 de julho).

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.