14/08/2025 - 12:09
Uma análise conduzida por pesquisadores da UGA (Universidade da Geórgia), nos EUA, determinou a idade do meteorito que caiu no telhado de uma casa na cidade de McDonough em 26 de junho. De acordo com os cientistas, o objeto tem cerca de 4,56 bilhões de anos, sendo 20 milhões de anos mais velho que a Terra.
Segundo Scott Harris, geólogo planetário do Colégio de Artes e Ciências da UGA, o objeto era um condrito comum de baixo metal (L) — um tipo de meteorito rochoso — e pertencia a um cinturão de asteroides que fica em um entre Marte e Júpiter. As informações são da “CNN US” e do “IFL Science”.
+ Conjunções e chuva de meteoros: confira o calendário astronômico de maio
+ Meteoro ‘anormalmente grande’ ilumina o céu na Noruega
O meteorito atingiu o telhado de uma casa em 26 de junho na cidade de McDonough, na Geórgia. O objeto atravessou o teto e rachou o chão da residência. No dia da colisão, testemunhas relataram ver um meteoro fireball cruzando os céus.
Apesar da atmosfera ser “muito eficiente” em desacelerar objetos que entram do espaço, segundo Harris, o meteorito que atingiu a residência tinha “o dobro do tamanho de um projétil calibre 50” e viajava a “pelo menos um quilômetro por segundo”.
O artefato foi recolhido posteriormente. O morador da residência relatou que sentiu como se tivesse ouvido um tiro à queima-roupa e disse que ainda encontra poeira espacial na sua sala de estar por conta da colisão.
Com base na composição do meteorito e na trajetória, os pesquisadores conseguiram determinar uma possível origem. “Este meteoro em particular que entrou na atmosfera tem uma longa história antes de chegar ao solo de McDonough”, comentou Harris em um comunicado da UGA.
“Acreditamos poder associar [o objeto] à fragmentação de um asteroide muito maior [que ocorreu] há cerca de 470 milhões de anos”, afirmou o pesquisador.
Combinados, os fragmentos do meteorito pesavam 50 gramas, das quais 23 foram analisadas pelos pesquisadores da universidade. As outras partes do objeto serão exibidas no Museu de Ciências Tellus em Cartersville.