Nemesio Cervantes, um dos narcotraficantes mais procurados pelos EUA, morreu durante operação do Exército. Autoridades acionaram “código vermelho” contra onda de incêndios e confrontos.O Exército do México confirmou neste domingo (22/02) que suas forças realizaram uma operação que terminou com a morte do líder do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como El Mencho, um dos chefes do narcotráfico mais procurados pelos Estados Unidos. As autoridades ativaram o “código vermelho” para proteger a população diante da reação esperada dos grupos criminosos.

Washington oferecia uma recompensa de 15 milhões de dólares (R$ 77 milhões) por Oseguera, cujo comando transformou o CJNG em uma das organizações criminosas mais poderosas e violentas do país.

Segundo a corporação, o narcotraficante, de 56 anos, ficou ferido em uma operação realizada na cidade de Tapalpa, no estado de Jalisco, e morreu “durante seu traslado aéreo para a Cidade do México”.

Antes de a morte do chefe do cartel ser confirmada, criminosos bloquearam diversas vias nos estados de Jalisco, Michoacán (oeste do México) e Tamaulipas (norte) com veículos incendiados. Fogo também foi ateado em vários estabelecimentos em Guanajuato (oeste), em meio a confrontos com forças federais de segurança que realizavam uma operação na região, segundo informaram as autoridades.

A medida tem como objetivo conter os riscos à população em casos de bloqueios, confrontos armados ou queima de veículos. O transporte público foi suspenso em algumas áreas. O governador de Jalisco, Pablo Lemus, confirmou que a operação resultou em “confrontos na região” e que, como reação, “em diferentes pontos de Jalisco indivíduos queimaram e atravessaram veículos para impedir a ação das autoridades”.

Relatos de disparos em aeroporto

No Aeroporto Internacional de Guadalajara, houve relatos de disparos e da presença de homens armados, o que gerou pânico entre as pessoas que estavam no terminal. Em Michoacán também foram registrados bloqueios de estradas, enquanto o terminal rodoviário de Morelia suspendeu suas atividades. Em Guanajuato, houve incêndios em farmácias e lojas.

No estado de Tamaulipas, no norte do país, a assessoria de comunicação local informou bloqueios com veículos queimados em várias rodovias ao longo da manhã. A imprensa regional também relatou incêndios em avenidas e comércios de Colima, Nayarit (oeste) e Aguascalientes (centro). As autoridades pediram à população permanecer em casa.

gq (DW)