Está certificado pelo Guinness World Records: Pearl, uma chihuahua fêmea de 2 anos (ela nasceu nos EUA em 1º de setembro de 2020), é oficialmente o cachorro mais baixo do mundo. Ela mede apenas 9,14 centímetros de altura, menos do que um palito de picolé. Seu comprimento chega a míseros 12,7 centímetros (tamanho aproximado da cédula de um dólar), e o peso é de somente 553 gramas.

A linhagem de Pearl já estava associada a esses recordes miniaturizados. A cachorrinha é parente do cão recordista de menor altura anterior, Miracle Milly (9,65 cm), falecida em 2020, antes de Pearl nascer. Pearl é filha de uma das irmãs idênticas de Milly. Tal como a antecessora famosa, Pearl também pesava menos de 28 g ao nascer.

A altura recorde da nova recordista do Guinness foi medida no hospital em que ela nasceu – o Crystal Creek Animal Hospital em Orlando, na Flórida. A medição precisa ficou a cargo de seu veterinário, dr. Giovanni Vergel.

“Somos abençoados por tê-la e ter esta oportunidade única de quebrar nosso próprio recorde e compartilhar com o mundo esta notícia incrível”, disse Vanesa Semler, proprietária da nova recordista do Guinness.

Calma no palco

Pearl foi apresentada ao mundo perto da Páscoa em Milão (Itália), no show de talentos Lo Show Dei Record, associado ao Guinness. Em meio a intensos aplausos, a pequena chihuahua chegou ao palco sobre um assento em forma de ovo de Páscoa levado por Vanesa. Diferentemente dos chihuahuas em geral, Pearl é bem calma e não se abalou por estar no palco diante de uma plateia numerosa.

Pearl é “um pouco diva”, disse Vanesa na ocasião ao apresentador do programa, Gerry Scotti. Segundo sua dona, ela gosta de comida de alta qualidade, como frango e salmão, e adora “se vestir bem”.

Vanesa tem outros três cachorros, mas todos de tamanho “normal”. “Pearl é a única pequena”, afirmou a dona.