Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – em tradução) desenvolveram uma luva inteligente que consegue captar e reproduzir movimentos das mãos no intuito de ensinar capacidades físicas. O estudo foi divulgado na revista Nature em janeiro deste ano. As informações são da Maginative.

+ Conheça o tietassauro, espécie descoberta no Recôncavo Baiano

+ Por que a maconha dá fome? Ciência explica a famosa ‘larica’

A luva utiliza sensores táteis para enviar sinais a partes das mãos, guiando a pessoa que está com o dispositivo. Em uma demonstração, os pesquisadores pediram para que um pianista experiente registrasse os movimentos com o aparelho para que eles fossem registrados. Posteriormente, o equipamento foi dado a um aluno do instrumento, fazendo com que os dedos dele seguissem devidamente as instruções.

Os projetistas fazem que a luva se ajuste ao tamanho da mão do usuário em cerca de dez minutos, tempo necessário para os sensores se adaptarem. Além disso, um processo de machine learning é utilizado pelo dispositivo para que se adeque às necessidades de cada pessoa com um feedback de toque.

Experimentos puderam demonstrar que as luvas conseguem melhorar a performance de um indivíduo no piano e em jogos de videogame, mas as possibilidades vão muito além de instruções musicais. O dispositivo pode transferir as sensações de um robô a um ser humano, permitindo a teleoperação – quando um operador controla um mecanismo de à distância – e criar experiências que facilitem o treinamento de cirurgiões e pilotos.