Uma nova trend da plataforma de vídeos TikTok diz que ingerir uma combinação de certa quantidade de canela com um pouco de cacau por uma semana auxilia na queima de gordura. A canela é um ingrediente muito utilizado em bebidas e comidas ao redor do mundo, compondo alguns pratos doces e salgados, mas sua suposta propriedade de emagrecimento é o que chama atenção.

Existem dois tipos de canela. Ambas são extraídas da árvore Caneleira-verdadeira, e frequentemente são misturados com aditivos naturais. O tipo Cássia é o mais comum, caracterizado por um gosto amargo e contém níveis altos de cinamaldeído – ingrediente natural que dá sabor e odor (cerca de 95% de cinamaldeído). Existe ainda a canela Ceilão, que possui um sabor mais doce e tem cerca de 50-60% de cinamaldeído em sua composição.

Com base no novo interesse, uma análise de múltiplos estudos foi feita com a intenção de comprovar cientificamente essa eficácia. A primeira investigação reuniu 35 pesquisas, que revelaram que o consumo de 1.5 gramas por dia (equivalente a meia colher de chá) pode diminuir a circunferência da cintura em até 1.68 centímetros. Contudo, a ingestão de mais de 1.5 gramas não demonstrou nenhum efeito significativo.

A segunda meta-análise, essa com 21 ensaios clínicos, descobriu que a canela reduz o índice de massa corporal (IMC) em 0,40 kg/m² e o peso corporal em até 0,92 kg – havendo variação em alguns participantes. Em nenhuma das observações houve alteração da composição de gordura ou massa magra dos integrantes. A investigação geral do conjunto mostra que a perda de peso é muito pequena e depende da constância em meses, e não uma só semana.

Os trabalhos usados incluíram pessoas com diferentes condições médicas, sendo a maioria residente no Oriente Médio ou no subcontinente indiano. Essa nota é importante, já que não é possível ter certeza que os resultados seriam os mesmos em pessoas com outros perfis ou localizadas em outros países.

Foram utilizados os dois tipos de canela, mas nenhuma delas era adquirida diretamente do mercado. Dependendo do estudo, a forma do componente variava: em alguns casos, os ativos eram extraídos diretamente da canela, enquanto em outros, utilizava-se o pó.

Embora não haja confirmação científica, um estudo observacional sugeriu que a combinação de café e cacau pode contribuir para a perda de peso. No entanto, é importante destacar que a perda foi modesta, variando entre 0,2 e 0,4 kg.

Efeitos e riscos

A canela auxilia a glicose (açúcar) a entrar nas células mais rapidamente, diminuindo a quantidade no sangue, o que aumenta a eficiência do trabalho da insulina. A especiaria também facilita a quebra de gordura — quando ela é necessária para produção de energia — e nos ajuda a a nos sentirmos satisfeitos por mais tempo, pela diminuição da rapidez em que a comida é liberada do estômago para o intestino delgado.

Nos últimos meses, os Estados Unidos e a Austrália têm emitido alertas para a quantidade de chumbo e outros metais pesados na preparação da canela. Além disso, algumas pessoas podem ter reações alérgicas e gastrointestinais no consumo exacerbado da especiaria.

Por fim, um dos ativos naturais dela, a cumarina, pode ser tóxica para o fígado de algumas pessoas, por esta razão a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) definiu um limite de 0,1 mg/kg corporal. A canela Cássia pode conter até 1% de cumarina, e a Ceilão aproximadamente 0.004% – pessoas que pesam menos de 60kg, por exemplo, se consumirem 2 colheres de chá (6g) do tipo Cássia já estariam acima do limite seguro.

Ainda que não tenha eficácia significativa na perda de gordura corporal, a adição da canela no café não traz nenhum problema, mas deve ser feita com atenção às quantidades. Além disso, quando comprada em supermercado, seu tipo e tempo de armazenamento também podem alterar a eficácia.