O módulo lunar Blue Ghost, da empresa Firefly Aerospace, conseguiu captar as primeiras imagens da Lua a partir da órbita da espaçonave ao redor da Terra. As fotografias foram postadas na página oficial do X – antigo Twitter – e ilustram a vista da lua do convés superior e um orbe celeste sozinho.

A nave continuará sua jornada até a Lua nas próximas semanas, com data de pouco prevista para 2 de março. O projeto da Firefly é continuar fornecendo atualizações e fotos regulares da missão até que a próxima etapa seja iniciada.

Além dos registros pré-determinados, a tecnologia vem tirando fotos da Terra em diversas fases e fenômenos, incluindo o eclipse solar.

“O Blue Ghost está a um terço do seu caminho para a Lua, e esperamos capturar imagens ainda mais impressionantes. Mais importante, capturaremos dados científicos críticos para nossos clientes da NASA ao longo do caminho, o que abrirá caminho para uma presença lunar duradoura e desbloqueará a exploração mais aprofundada em nosso sistema solar”, explicou Will Coogan, engenheiro-chefe da Blue Ghost da Firefly.

O Blue Ghost está orbitando a Terra desde 15 de janeiro. Seu plano é deixar a órbita nos próximos dias e seguir rumo à Lua, onde permanecerá por cerca de 16 dias antes de tentar descer à superfície lunar.

A agência espacial prevê que o fim da missão seja marcado pela a fase da noite lunar – período em que a falta de luz e as temperaturas baixas devem fazer a tecnologia cessar todas as operações.