Homem autodenominado “Andorinha” juntou valor recolhendo garrafas e fez doação a uma igreja em Sttutgart. Seguindo sua recomendação, instituição direcionou o dinheiro a uma mãe solteira em situação de vunerabilidade.”Por favor, usem o dinheiro para ajudar mães solteiras a terem um período de festas um pouco melhor”, diz o bilhete que acompanha uma doação de 200 euros (aproximadamente R$ 1.291) feita em Stuttgart, no sudoeste da Alemanha.

O ato de caridade, por si só digno de atenção, causou ainda mais comoção por ter vindo de um homem em situação de rua. O serviço social feminino da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, que aceitou a doação, anunciou o feito na quinta-feira (18/12).

Procurado pela mídia local, o doador não quis aparecer, mas deu algumas entrevistas. Ele se autodenomina “Andorinha” e vive da coleta de garrafas retornáveis.

“Alguns têm demais, outros de menos – na verdade, haveria o suficiente para todos se fosse distribuído de forma mais justa”, disse à TV pública alemã SWR.

Segundo a emissora, “Andorinha” acumulou o valor da doação recolhendo nas ruas 2.500 garrafas de cerveja de vidro vazias, que na Alemanha podem ser trocadas por 8 centavos de euro cada em supermercados. O valor da doação foi entregue num simples envelope a uma freira.

“Esta doação nos deixa sem palavras e incrivelmente gratas”, disse Svenja Gruß, membro do conselho da Assistência Social das Mulheres Católicas.

Segundo a organização, o dinheiro será destinado a uma mãe solteira que vive num asilo na cidade.

Segundo relatou à reportagem da SWR, Andorinha gosta de passar o tempo lendo nos jardins do palácio de Stuttgart. Ele também disse ser um cristão devoto e, mencionando que o nascimento de Jesus vai ser celebrado na próxima semana, os 200 euros são uma oferta para Deus.

sf (OTS)