O concurso Nikon Small World 2022 Photomicrography revelou os primeiros colocados de uma competição que mostrou a beleza da ciência em microescala.

A imagem acima é a vice-campeã da competição, tirada por Caleb Dawson. Ele mostra células mioepiteliais do tecido mamário enroladas em aglomerados de células chamadas alvéolos que produzem leite materno. As células mioepiteliais foram coradas com corantes fluorescentes antes de serem capturadas com um microscópio confocal.

O vencedor foi Grigorii Timin, supervisionado pelo Dr. Michel Milinkovitch na Universidade de Genebra, que capturou uma imagem impressionante da mão embrionária de uma lagartixa gigante de Madagascar (Phelsuma grandis).

“Esta imagem em particular é bonita e informativa, como uma visão geral e também quando você a amplia em uma determinada região, esclarecendo como as estruturas são organizadas em um nível celular”, disse Timin em entrevista publicada no site do concurso.

Murat Öztürk, que ficou em 10º lugar, registrou uma imagem de dar calafrios de uma mosca presa pelos olhos sob o queixo de um besouro-tigre. Graças às suas mandíbulas fortes e capacidade de correr até 8 quilômetros por hora, os besouros-tigre são predadores formidáveis ​​para suas presas, que também incluem formigas, aranhas e lagartas.

As imagens foram julgadas pelo Dr. Gustavo Menezes, da Universidade Federal de Minas Gerais, por Annaliese Nurnberg, do The Washington Post, pela Dra. Clare Waterman, membro da National Academy of Sciences, e pelo Dr. Nikolay Nikolov, do The New York Times.

Em breve, será possível comprar um calendário para 2023 com as imagens finalistas do concurso. Infelizmente, a compra só estará disponível para residentes dos Estados Unidos.

(Foto: Grigorii Timin e Michel Milinkovitch)
(Foto: Andrew Posselt)
(Foto: Daniel Wehner e Julia Kolb)
(Foto: Laurent Formery)
(Foto: Marko Pende)
(Foto: Murat Öztürk)
(Foto: Ole Bielfeldt)
(Foto: Ziad El-Zaatari)