Psicólogos da Universidade Macquarie (Austrália) criaram um experimento que mostrou que as mulheres heterossexuais podem sentir o cheiro de quais homens estão comprometidos e quais não estão. Sua pesquisa foi publicada na revista Frontiers in Psychology.

Os pesquisadores recrutaram um grupo de 82 mulheres com idades entre 18 e 35 anos. Foi solicitado a elas que avaliassem os odores corporais e rostos de homens. Cada participante recebeu seis homens: três deles eram solteiros e três estavam em um relacionamento. Os homens haviam usado uma camiseta por 24 horas, que as mulheres tinham de cheirar. As mulheres também tinham que responder a perguntas sobre o quanto gostaram do cheiro e o quão sexy o homem era.

Os pesquisadores descobriram que os odores corporais de homens solteiros eram mais fortes para todas as mulheres do que os de homens casados. As mulheres casadas também classificaram os rostos de homens solteiros como mais masculinos. De acordo com os pesquisadores, as mulheres comprometidas que estavam na época da ovulação achavam a aparência de homens solteiros mais atraente do que a de homens comprometidos.

Níveis de testosterona

Curiosamente, as mulheres comprometidas também descreveram os rostos dos homens casados ​​como mais confiáveis ​​e leais do que os homens solteiros, embora as mulheres solteiras não conseguissem ver essas qualidades em nenhum dos grupos.

As mulheres diferenciam os homens solteiros com base em seus níveis de testosterona. Níveis mais altos de testosterona estão associados a um odor mais forte. Um estudo de 2010 descobriu que homens solteiros têm níveis mais altos de testosterona. Do ponto de vista evolutivo, pode ser vantajoso para as mulheres encontrar homens solteiros porque eles terão mais recursos e tempo para as mulheres, explicaram os cientistas.

Os pesquisadores também levantaram outra explicação para a identificação mais fácil de homens solteiros: seria um caso de higiene. “As evidências para essa afirmação vêm de pesquisas que mostram que homens solteiros têm piores resultados de saúde física e mental do que homens com parceiras, o que pode se manifestar como higiene mais precária e, portanto, odor corporal”, escreveram eles no estudo.