WASHINGTON (Reuters) – O chefe interino da Nasa, Sean Duffy, e o bilionário Elon Musk trocaram farpas online nesta terça-feira sobre quem deveria liderar a agência espacial, um dia depois que Duffy convidou empresas para competir com a SpaceX de Musk por uma missão de pouso na Lua.

A disputa envolvendo o programa espacial dos EUA e o presidente-executivo da SpaceX, que têm amplos laços financeiros, veio a público depois que Musk respondeu na plataforma de mídia social X aos relatos de que Duffy quer incorporar a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço ao Departamento de Transportes. Duffy também é o secretário de Transportes.

“A pessoa responsável pelo programa espacial dos Estados Unidos não pode ter um QI de dois dígitos”, escreveu Musk.

No dia anterior, Duffy disse no programa “Fox & Friends”, da Fox News, que o desenvolvimento da nave espacial da SpaceX está atrasado em sua missão de levar humanos à Lua no âmbito do programa Artemis da agência, um esforço que rivaliza com o programa lunar da China.

Como resultado, disse Duffy, a Nasa convidará outras empresas para competir pela missão, que foi concedida à SpaceX em 2021.

A porta-voz da Nasa, Bethany Stevens, disse que a agência planeja emitir em breve uma solicitação formal para que as empresas apresentem conceitos mais rápidos de sondas lunares para a missão Artemis 3. Ela acrescentou que Duffy está concentrado em vencer a China na chegada à Lua.

“Sean disse que a Nasa poderia se beneficiar de fazer parte do Gabinete, talvez até mesmo dentro do Departamento de Transportes, mas ele nunca disse que quer manter o cargo”, acrescentou ela, referindo-se a uma reportagem do Wall Street Journal afirmando que tal movimento poderia garantir o papel de Duffy na Nasa.

Musk e a SpaceX não responderam aos pedidos de comentários.

“Adoro a paixão. A corrida para a Lua é ON”, disse Duffy no X na terça-feira, respondendo a um post de Musk que apostava que a Starship “acabará fazendo toda a missão da Lua”.

“As grandes empresas não devem ter medo de desafios”, acrescentou Duffy.