02/01/2025 - 13:13
A Nasa emitiu um comunicado apontando que dois asteroides passarão próximos à Terra na primeira semana de 2025. Apesar de serem eventos surpreendentes, a agência explica que não há nenhum perigo imediato para o planeta. A visita de objetos astronômicos desse tipo indica a necessidade de novas análises do mundo celestial e a possível abertura de informações sobre como o sistema solar foi formado.
Os asteroides observados foram nomeados como 2924 YF7 e 2024 YR9, e devem seguir a jornada nesta ordem respectivamente. Ambos estão previstos para atingir cerca de 3.347.435 de quilômetros de distância da Terra, permanecendo fora da zona de impacto e ameaça – as observações indicam que eles podem atingir o ponto mais próximo na madrugada dos dias 2 e 3 de janeiro.
Os astrônomos ressaltam que eventos dessa magnitude são importantes para o entendimento da formação do sistema. E seu monitoramento pode ser determinante para a possibilidade de casos de extinção em massa.
O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa é o mais equipado tecnologicamente e permite aos cientistas rastrear exatamente para onde os asteroides estão indo e antecipar perigos futuros, auxiliando na segurança geral do planeta.
A aparição crescente de astros nos arredores da Terra reforça a importância da investigação do espaço e de suas rápidas mudanças. Por meio dessas análises é possível que os especialistas compreendam as formações e as ameaças que as modificações e visitas podem trazer.