Em uma coletiva de imprensa transmitida nesta quarta-feira, 3, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – em tradução), agência espacial americana, anunciou um novo veículo que será usado na exploração do único satélite natural da Terra. O LTV (Veículo de Terreno Lunar) será usado por astronautas na missão intitulada de Artemis.

A Artemis é uma iniciativa da Nasa que busca explorar a superfície lunar para obter descobertas científicas sobre o satélite natural. Além disso, a missão pretende servir como preparação para outras expedições humanas que ocorrerão em Marte. Na empreitada, será enviada a primeira mulher e a primeira pessoa negra para explorarem o astro.

Conforme comunicado emitido pelo órgão estadunidense, foram contratadas três companhias que irão contribuir com o design do LTV, a Intuitive Machines, a Lunar Outpost e a Venturi Astrolab. O veículo será usado para que equipes de exploradores possam obter dados científicos de locais mais distantes do que conseguiriam a pé.

A diretora do Centro Espacial de Johnson em Houston, Vanessa Wyche, afirmou que a agência busca descobrir mais sobre o único satélite natural da Terra com o projeto. “Esse veículo vai aumentar a habilidade de nossos astronautas de explorar e conduzir a ciência na superfície lunar enquanto serve de plataforma entre as missões tripuladas.”

De acordo com a agência, o LTV terá uma capacidade para aguentar ambientes extremos como o polo sul da Lua e precisará de gerenciamento de energia, direção autônoma e de sistemas de navegação e comunicação de última geração.

O valor do contrato entre a Nasa e as companhias tem um potencial máximo que pode ser atingido de 4,6 bilhões de dólares (cerca de R$ 23,9 bilhões ) caso sejam cumpridos determinados marcos e tarefas de preço fixo.

Foram pedidos pela agência o cumprimento dos requisitos técnicos, capacidades e padrões de segurança. A Nasa pediu para que cada fornecedor fizesse uma proposta para que as exigências fossem atendidas, além de uma entrega na Lua e a execução de operações na superfície do astro.

Durante a fase preliminar do projeto, cada empresa terá um pedido de tarefa de viabilidade, um período de um ano em que as companhias deverão desenvolver um sistema que atenda os requisitos da Nasa. Os fornecedores que se qualificarem deverão efetuar uma missão de demonstração para que o veículo seja validado em superfície lunar antes da Artemis.