Uma espaçonave da Boeing Starliner partiu, durante a manhã desta quarta-feira, 5, do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, para a ISS (Estação Espacial Internacional – em tradução), em um lançamento de teste. Dois astronautas da Nasa, agência espacial americana, estão participando da manobra.

O lançamento foi transmitido ao vivo pelo órgão nas redes sociais e pode ser conferida clicando neste link.

+ Starship explode minutos após lançamento

+ Empresa de Jeff Bezos lança tripulação ao espaço; ‘Estou extasiado’, comemora turista

Confira um vídeo do momento exato do lançamento do foguete Atlas V:

O lançamento já havia sido adiado duas vezes antes de ser efetuado nesta quarta-feira, 5 (Crédito: Reprodução/Redes Sociais/Nasa)

O CST-100 Starliner amarrado a um foguete Atlas V fornecido e pilotado pela United Launch Alliance (ULA), joint venture da Boeing-Lockheed Martin, partiu às 10h52 da manhã – no horário local – e deve chegar durante a madrugada de quinta-feira, 6, na ISS. Ainda conforme a Nasa, os astronautas Butch Wilmore e Sunita Williams permanecerão no local durante cerca de uma semana testando a espaçonave.

As manobras de atracação com a tripulação representarão outro teste para o Starliner, seguido pelo teste de retorno à Terra.

A Boeing quer que o Starliner concorra com a cápsula Crew Dragon da SpaceX, que desde 2020 é o único veículo da NASA para enviar tripulantes da ISS para órbita a partir de solo norte-americano.

O lançamento foi adiado duas vezes em menos de um mês, uma delas faltando quatro minutos para o início da manobra, quando já era realizada uma contagem regressiva.

*Com informações da AFP e Reuters