04/12/2025 - 14:58
O Rover Perseverance, da Nasa, que chegou a Marte em fevereiro de 2021 com a missão de buscar sinais de vida antiga e coletar amostras de núcleos de rochas e regolito marciano (fragmentos de rochas e solo), recebeu agora uma nova atribuição, monitorar a atividade solar a partir do Planeta Vermelho.
O momento é considerado estratégico, já que Marte está passando atrás do Sol, o que oferece ao rover uma visão do lado oculto da estrela, algo que não é possível observar da Terra.
+ ‘Tempestade canibal’: erupções solares são as maiores dos últimos anos; entenda o fenômeno
+ Maior telescópio do mundo registra imagens inéditas do Sol
Segundo a reportagem do portal Scientific American, o Perseverance fotografará o Sol diariamente pelos próximos dois meses, utilizando as câmeras Mastcam-Z para registrar informações importantes sobre manchas solares, regiões onde erupções solares se formam na superfície, e outras grandes estruturas capazes de fornecer pistas sobre a atividade solar.
A Mastcam-Z já é usada regularmente pelo Perseverance para registrar imagens do Sol e auxiliar cientistas a avaliar a quantidade de poeira presente na atmosfera marciana, fator que interfere no brilho solar. Entretanto, a câmera também é capaz de captar manchas solares, áreas relativamente mais frias onde há intensos campos magnéticos.
A missão Mars 2020 Perseverance integra a estratégia da Nasa para a exploração da Lua e de Marte, incluindo as missões Artemis à Lua, fundamentais para preparar o caminho para futuras viagens humanas ao Planeta Vermelho.
