22/09/2025 - 14:52
Pesquisadores da Associação de Arqueologia Subaquática de Wisconsin (EUA) informaram terem encontrado o “navio fantasma”, que afundou no Lago Michigan após uma tempestade, em setembro de 1886.
Semanas seguintes após o naufrágio, pescadores conseguiram pegar pedaços da embarcação. Mas, desde então, não se sabia a localização exata para rastrear o navio.
No início de 2025, uma equipe de pesquisadores da Associação de Arqueologia Subaquática de Wisconsin e da Sociedade Histórica de Wisconsin relatou ter encontrado o navio na cidade costeira de Baileys Harbor, no estado de Wisconsin.
Construído em 1867, o navio batizado de FJ King navegava pelas águas dos Grandes Lagos para transportar grãos, minério de ferro, madeira, entre outros. A embarcação tinha 44 metros de comprimento e afundou após um vendaval. O então capitão, William Griffin, ordenou que a tripulação evacuasse o navio. A bordo de pequenas embarcações, eles o observaram afundar.
Ao longo dos anos, houve muitas expedições para localizar o navio com base nas informações fornecidas pelo capitão, mas não obtiveram sucesso. Desde então, o FJ King se tornou uma lenda na comunidade de caçadores de naufrágios de Wisconsin.
O historiador marítimo Brendon Baillod, investigador principal e líder do projeto de descoberta, marcou o local em um mapa e desenhou uma grade de 5,2 quilômetros quadrados ao redor do ponto de interesse. Com uma equipe, incluindo 20 cientistas cidadãos, localizou o naufrágio em 28 de junho usando tecnologia de sonar a menos de 800 metros do local indicado.