26/03/2021 - 23:43
A Nespresso deu um novo passo no sentido de oferecer uma solução de reciclagem para cada consumidor: ela vai disponibilizar uma base para recebimento de cápsulas de café usadas em unidades dos Correios. O projeto piloto é fruto de uma parceria inédita entre as duas organizações. Ele integra a estratégia da Nespresso em ampliar sua capacidade de reciclagem em nível nacional. A ação começou em Fortaleza e agora segue para outros importantes mercados: São Paulo, Piracicaba e Santos, inicialmente como piloto também.
“Esse projeto piloto é uma forma de também entender qual é a alternativa mais adequada de conveniência para descarte de cápsulas usadas. Atualmente, 100% de nossos consumidores têm acesso a uma solução de reciclagem, seja por logística reversa, pelos mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e, agora, pelos pontos de coleta nos Correios”, diz Cecilia Soares, gerente de Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.
- Entenda o que é logística reversa na prática com fabricante de embalagens
- Entenda as novas regras para recolhimento de lixo eletrônico
Os consumidores podem levar suas cápsulas usadas e descartá-las em local determinado dentro da unidade dos Correios. A unidade fará a transferência do material até o Centro de Reciclagem da Nespresso. Localizado na região metropolitana de São Paulo, ele separa o pó de café do alumínio, sem a utilização de água. “No processo de economia circular, o alumínio é infinitamente reciclável, ou seja, ele volta para o seu ciclo de vida em formas variadas, como bicicletas e canetas. Enquanto o pó de café será compostado, se tornando adubo orgânico”, explica Cecilia.
Projeto embrionário
A parceria com as agências nacionais dos Correios começa como um projeto embrionário, que pretende chegar a outros lugares, na medida em que evoluir. O presidente da estatal, Floriano Peixoto, ressaltou que “os Correios estão engajados em ações que promovam a sustentabilidade, fornecendo soluções acessíveis e confiáveis para aumentar a participação da população. A empresa tem adaptado seus serviços a essas necessidades, somando atitudes empresariais e individuais que gerem valor a sociedade”.
No Brasil, a Nespresso iniciou a reciclagem em 2011 e investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à reciclagem. Desde 2011, atua com um sistema próprio de reciclagem, responsável por separar o pó de café do alumínio em seu Centro de Reciclagem. É possível conhecer o trabalho realizado pela empresa no local por meio do tour virtual. Atualmente, a companhia possui 200 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e tem a meta de atingir 20% de reciclagem efetiva até dezembro de 2021. Tanto as cápsulas da linha doméstica quanto da linha profissional podem ser recicladas.
Os pontos de coleta da Nespresso em agências dos Correios são os seguintes: Central de Fortaleza – Rua Senador Alencar, 38, Centro, CEP 60030-970; Central de São Paulo – Praça do Correio, s/n, Centro, CEP 01031-970; Santos – Rua Cidade de Toledo, 41, Centro, CEP 11010-970; Piracicaba – Av. Armando de Salles Oliveira, 1.136, Centro, CEP 13400-97.
Expansão de programa
A Nespresso também expandiu em março a solução de reciclagem Entrega Verde para 12 bairros de Porto Alegre. A lista inclui Azenha, Bela Vista, Centro Histórico, Cidade Baixa, Floresta, Moinhos de Vento, Navegantes, Passo da Areia, Petrópolis, Praia de Belas, Santa Maria Goretti e Santa Tereza. Desde 2016, a Entrega Verde é uma alternativa para clientes Nespresso em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A Entrega Verde abrange a logística reversa de cápsulas, parte essencial para o ciclo sustentável dos cafés. O cliente faz o pedido, por meio do site da marca, app ou telefone, e, no recebimento, já pode também entregar suas cápsulas usadas para reciclagem. Assim, a empresa constrói um ciclo que torna a reciclagem ainda mais prática e efetiva, tanto na linha doméstica quanto profissional.
Hoje, a Nespresso trabalha no Brasil com 100% dos cafés adquiridos de maneira sustentável e 100% de capacidade de reciclagem, que significa levar a cada consumidor Nespresso uma alternativa para coleta de resíduos.
Além da Entrega Verde, a Nespresso conta com mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e um Centro de Reciclagem para separação do pó de café do alumínio sem a utilização de água, com a meta de atingir 30% de reciclagem efetiva até dezembro de 2021. A empresa também conta com serviço de reciclagem via carros elétricos aos clientes da linha Nespresso Professional nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.