10/12/2024 - 17:16
Sabia que seu nome pode definir sua cara? É o que concluiu um estudo recente. Pesquisas anteriores já indicavam que o rosto de uma pessoa podia entregar o seu nome.
Mas, até então, não se sabia se isso acontecia porque os pais davam um nome que combinava com a cara do bebê ou se a cara do bebê se moldava ao nome conforme ele crescia.
Para resolver essa dúvida, pesquisadores apresentaram nomes e rostos de pessoas de diferentes idades para que voluntários adivinhassem qual pertencia a quem. Todos acertaram os nomes dos adultos, mas o sucesso não se repetiu com os das crianças.
Segundo os pesquisadores, isso indicaria que os traços faciais se adaptam aos nossos nomes ao longo do tempo.
Isso não significa que seu corpo faz um esforço ativo para mudar sua cara. Mas sim que as expectativas da sociedade podem influenciar como escolhemos nos apresentar em termos de corte de cabelo, maquiagem e expressões faciais.
Esse experimento foi feito com participantes israelenses e bases de dados de pessoas caucasianas nos Estados Unidos. Então não dá para dizer que os resultados se aplicam em outros contextos culturais.
Mas a pergunta que fica é: se o nosso nome pode moldar como nos vemos, o que mais pode influenciar como nos apresentamos à sociedade?