O nono voo teste da maior espaçonave já construída, a Starship da SpaceX, está previsto para a terça-feira, 27, por volta das 20h30 do Horário de Brasília. O lançamento foi autorizado pela FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) na sexta-feira, 23.

Segundo a SpaceX, várias alterações foram feitas na Starship após o acidente do oitavo voo teste em março e a FAA afirmou que a empresa do bilionário Elon Musk atendeu todos os requisitos de licenciamento, incluindo regras ambientais e de segurança.

+ SpaceX é autorizada a lançar novo voo de teste da Starship após duas falhas explosivas

+ ‘Bola de fogo’ vista cortando os céus de Minas Gerais era parte de foguete da SpaceX

A empresa apontou que no nono voo será utilizado o mesmo propulsor Super Heavy que foi lançado na sétima missão de teste. De acordo com a SpaceX, o equipamento será usado em uma “variedade de experimentos” com o objetivo de gerar dados para aumentar a confiabilidade e desempenho do foguete.

Enquanto isso, o estágio superior da Starship deverá repetir sua trajetória e concluir objetivos que não foram atingidos nos últimos dois voos, marcados por acidentes em que a parte do foguete explodiu após o acionamento de seus motores.

A SpaceX pretende que o estágio superior da Starship possa levar carga útil pela primeira vez, consiga reentrar na atmosfera e retorne ao local de lançamento.

Acidente no oitavo voo

No oitavo voo, o foguete decolou da base Starbase da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas. O propulsor do primeiro estágio, de nome Super Heavy, voou de volta à Terra conforme planejado e foi coletado com sucesso no ar por um guindaste.

Apesar disso, minutos depois, a transmissão ao vivo da SpaceX mostrou o estágio superior da Starship girando descontroladamente no espaço, com vários motores do foguete desligados. A empresa então disse que havia perdido contato com a nave.

Vários vídeos postados nas redes sociais mostraram destroços em chamas cruzando os céus próximo ao sul da Flórida e das Bahamas depois que a Starship explodiu no espaço.

O fracasso do oitavo teste da Starship ocorreu pouco mais de um mês após a tentativa anterior também terminar em uma falha explosiva. Os acidentes consecutivos ocorreram em fases iniciais da missão que a SpaceX havia anteriormente superado facilmente.

*Com informações da Deutsche Welle