28/03/2022 - 13:25
A nostalgia (um sentimentalismo para o passado, tipicamente para um período ou lugar com associações pessoais felizes) pode reduzir a percepção da dor, de acordo com um novo estudo publicado na revista JNeurosci.
- Por que parte da esquerda apoia a guerra de Putin
- 51% dos internados por Covid relatam piora na qualidade de vida, diz estudo
- Rússia classifica DW como “agente estrangeiro”
Os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Normal de Liaoning pediram aos 34 participantes que classificassem seu nível de dor por estimulação de calor enquanto observavam imagens consideradas nostálgicas, como desenhos antigos, jogos de infância ou doces retrô, em comparação com imagens mais modernas.
Durante a pesquisa, os participantes foram escaneados com uma máquina de ressonância magnética. Como resultado, os pesquisadores descobriram que a observação de fotos que desencadeavam memórias de infância estava ligada a participantes relatando sentimentos mais fracos de dor.
“Ao administrar seu desconforto, em vez de eliminar ou reduzir os estímulos (desagradáveis), as pessoas podem usar a nostalgia para reformular suas experiências dolorosas”, disse Joe Yazhuo Kong, um dos autores do estudo, em um e-mail.
“A nostalgia é uma emoção predominantemente positiva que as pessoas percebem facilmente em suas vidas”, acrescentou Kong. “Por exemplo, as pessoas podem se sentir felizes e em paz ao navegar em suas fotos agrupadas com familiares ou amigos.”
Todos esses gatilhos de nostalgia podem ser úteis no futuro para fornecer ferramentas de gerenciamento de dor baratas e facilmente acessíveis às pessoas.