Uma equipe de pesquisadores chineses descreveu uma nova espécie de dinossauro em um estudo publicado na sexta-feira, 23, na “Scientific Reports”. De acordo com os paleontólogos, fósseis encontrados na Formação Xinhe, localizada nas proximidades da cidade de Jinchang, na província de Gansu, são de um dinossauro que viveu há 165 milhões de anos que recebeu o nome de Jinchuanloong niedu.

+ ‘Mais completo dinossauro’ é identificado após 10 anos de pesquisa

+ Cientistas identificam ‘galinha do inferno’, espécie que ajuda a explicar extinção dos dinossauros

O animal foi catalogado como eusaurópode, um clado de dinossauros que viveram do Jurássico Inferior ao Cretáceo Superior, andavam sobre quatro patas, eram herbívoros e tinham pescoço longo, conforme Ning Li, da Universidade de Geociências da China, que liderou o estudo.

Segundo os pesquisadores, o fóssil encontrado na Formação Xinhe tinha um crânio quase completo de 31 centímetros. Os restos incluíam uma mandíbula, além de cinco vértebras cervicais e 29 caudais. Os paleontólogos escreveram que é difícil achar um crânio de eusaurópodes bem preservado por conta da sua fragilidade.

“Muitas das suturas cranianas são facilmente visíveis no [crânio de] J. niedu“, apontaram os pesquisadores, acrescentando que a descoberta enriquece a diversidade dos primeiros saurópodes e ajuda a entender a história evolutiva dos dinossauros no noroeste da China.