O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi descoberto em fevereiro de 2023 pelo observatório ATLAS (Último Sistema de Alerta de Impacto de Asteróides na Terra – em tradução), localizado na África do Sul, e deve ser visível em 12 de outubro deste ano, quando passará próximo do nosso planeta. As informações são do site Space.

+ ‘Cometa do Diabo’ é visto no céu do Rio Grande do Sul; veja fotos

+ Cometa gigante está vindo em nossa direção

O ATLAS, responsável por observar o cometa, é um telescópio robótico que deve detectar asteroides que estão próximos de colidir com a Terra. Portanto, inicialmente, se acreditou que o C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) era outro tipo de astro. O objeto também foi visto em fotografias do observatório de Tsuchinshan, próximo a Nanjing, na China, algumas semanas antes.

Posteriormente, pesquisadores conseguiram determinar que se tratava de um cometa que, em 27 de setembro, chegará em seu ponto mais próximo ao Sol – cerca de 58 milhões de quilômetros de distância. Apenas duas semanas depois, em 12 de outubro, o astro estará no local mais próximo à Terra – 71 milhões de quilômetros de distância – quando deve ser visível.

As indicações sugerem que o objeto pode exibir uma notável cauda que possivelmente será observável a olho nu. Apesar disso, não há garantias de que o cometa será visível, já que anteriormente, astros similares geraram expectativas semelhantes que não se concretizaram.