18/11/2024 - 16:53
O novo maior coral do planeta foi encontrado perto das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico, na quinta-feira, 14. O achado marinho, cercado por água cristalina, fica localizado na ponta sudoeste do arquipélago, nas Três Irmãs, e foi revelado por uma expedição científica da National Geographic.
Seu tamanho chocou os pesquisadores que primeiro acreditaram que tinham encontrado mais um navio naufragado. “Quando achávamos que não havia mais nada a ser descoberto no planeta Terra, encontramos um coral gigantesco com quase um bilhão de pólipos, repleto de vida e cor”, disse Enric Sala, ecologista marinho espanhol e explorador da National Geographic.
A estrutura data de cerca de 300 anos, possui cores fortes características, e uma “rede complexa” de pequenos pólipos de coral – outra nomeação para os pequenos animais que formam o conjunto. O achado possui 34 metros de largura e 32 metros de comprimento – sendo três vezes maior que o antigo recordista, o ‘Big Momma’, na Samoa Americana, também no Pacífico.
Os pesquisadores ressaltaram que o “megacoral” é diferente de um recife de coral – normalmente formado por várias colônias que possuem um tamanho menor. Além disso, a preocupação dos cientistas e biólogos foca no aumento da temperatura e da acidez dos oceanos, que tem causado esgotamento na vida marinha e nas estruturas dos corais do Pacífico – incluindo danos à famosa Grande Barreira de Coral da Austrália. “A nova descoberta oferece um pequeno vislumbre de esperança”, completou o time de especialistas.