05/11/2021 - 8:35
A NGC 2438 é uma nebulosa planetária, formada após a morte de uma estrela semelhante ao Sol. Está situada a cerca de 2.900 anos-luz da Terra, na constelação de Puppis. A estrela de tamanho médio teria expelido suas camadas externas de gás para o espaço ao morrer, deixando para trás um núcleo de anã branca.
Um halo de gás brilhante com mais de 4,5 anos-luz circunda o anel interno mais brilhante da nebulosa. Muitas nebulosas planetárias redondas ou quase redondas exibem essas estruturas de halo, e os astrônomos têm investigado como elas evoluem. A NGC 2438 foi uma dessas nebulosas estudadas. Os pesquisadores descobriram que o halo da nebulosa brilha devido à radiação ionizante da anã branca central.
- Morte e vida nas nebulosas planetárias
- Hubble revela o caos instalado em nebulosas planetárias
- Nebulosa ‘desbota’ diante das lentes de telescópio
Nesta imagem colorida, o azul representa o oxigênio (O III), o verde é o hidrogênio (H-alfa), o laranja é o nitrogênio (N II) e o vermelho é o enxofre (S II).
Esta imagem foi capturada pelo Wide Field and Planetary Camera 2 do do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, o que lhe dá sua peculiar forma de escada. Um dos quatro detectores da câmera forneceu uma visão ampliada, que seria reduzida na imagem final para combinar com as outras três, criando uma forma única. Para obter mais informações sobre o formato das imagens da Wide Field and Planetary Camera 2, visite: https://www.nasa.gov/content/about-facts-hubble-faqs.