Ozempic aumenta as chances de gravidez? É o que você pode pensar após ver tantos relatos de pessoas que engravidaram inesperadamente durante o uso do medicamento, mesmo tomando a pílula anticoncepcional.

Mas como a ciência explica os “bebês Ozempic”? Ainda não existe nenhuma pesquisa científica que comprove que o remédio para diabetes aumente, de fato, a fertilidade.

E um estudo feito em 2015 concluiu que a semaglutida, princípio ativo do medicamento, não diminuiu o efeito dos componentes da pílula.

Porém a bula do Ozempic nos Estados Unidos indica que ele pode afetar a absorção de outros medicamentos tomados via oral. Essa informação não conste na bula do remédio no Brasil.

Isso porque o mecanismo que reduz a glicose no sangue também causa um ligeiro atraso no esvaziamento gástrico.

Além disso, o Ozempic pode causar efeitos colaterais como náusea, vômito e diarreia, que também afetam a absorção de outros medicamentos no sistema digestório – essa informação, sim, tá na nossa bula.

Ou seja, mesmo que essas pessoas tenham engolido o anticoncepcional, é possível que ele tenha deixado seus corpos antes mesmo de fazer efeito.

Por via das dúvidas, o melhor mesmo é garantir a proteção com contraceptivos de barreira, como a camisinha – assim você previne tanto a gravidez indesejada como as famigeradas ISTs.