02/07/2025 - 15:50
Cientistas encontraram, em 2017, um objeto interestelar passando pelo Sistema Solar com uma órbita indicando que vinha de fora. O estranho visitante ganhou o nome de “Oumuamua” passou a intrigar os astrônomos por possuir uma composição e formas diferentes das que já tinham sido vistas. As informações são do site “IFL Science”.
Dois anos depois, apareceu o Cometa 2I/Borisov e se mostrou semelhante aos cometas do Sistema Solar, embora sua órbita indicasse que ele era claramente interestelar.
Ainda não há detalhes sobre o novo objeto, provisoriamente chamado de A11pl3Z, nem se é um cometa ou asteroide. A única informação, até o momento, é que ele possui formas diferentes na sua órbita.
A11pl3Z encontra-se dentro da órbita de Júpiter, mas quase exatamente no lado oposto do Sol, por isso não foi afetado pela gravidade do planeta gigante.
A trajetória do A11pl3Z jamais o aproximará a menos de 50 milhões de quilômetros da órbita da Terra, muito menos da própria Terra.
Os cientistas acreditam que o objeto passará dentro da órbita de Marte em meados de outubro.
A11pl3Z possui magnitude de 17,2 e atualmente está mais fraco para ser detectado por telescópios amadores, mas isso pode mudar à medida que se aproximar, principalmente se for um cometa. Infelizmente a maior aproximação deve ocorrer quando a Terra estiver no lado oposto do Sol, dificultando assim a sua observação.